MANUTENÇÃO DE POÇOS

Os poços artesianos normalmente requerem serviços de manutenção para possibilitar o funcionamento regular de todos os equipamentos instalados, especialmente quanto a bomba submersa e painel de comando elétrico. Além da manutenção necessária dos equipamentos que compõe o conjunto de bombeamento, o poço artesiano requer ainda a limpeza física e química da câmara de bombeamento do poço, a fim de que sejam removidas as incrustações que se acumulam nos equipamentos e na parede do poço, bem como serviços de desinfecção da água do poço para eliminação das possíveis contaminações microbiológicas.

Além da manutenção necessária dos equipamentos que compõe o conjunto de bombeamento, o poço artesiano requer ainda a limpeza física e química da câmara de bombeamento do poço, a fim de que sejam removidas as incrustações que se acumulam nos equipamentos e na parede do poço, bem como serviços de desinfecção da água do poço para eliminação das possíveis contaminações microbiológicas.

 

Manutenções Preventivas

Períodos Mínimos Recomendados

  • Limpeza do poço: Anual

  • Desinfecção do poço: Semestral

  • Manutenção do painel: Semestral

 

Serviços de Manutenção

Os serviços de manutenção preventiva visam evitar as paradas não programadas do sistema de abastecimento de água, dando maior eficiência operacional ao sistema e minimizando os riscos de interrupção no fornecimento de água.

 

Manutenções Corretivas

As manutenções corretivas ao sistema não possuem um prazo mínimo estabelecido, pois são ações que devem ser executadas de forma imediata quando os poços artesianos e/ou equipamentos de bombeamento instalados sofrerem qualquer pane que resulte na paralisação.

Manutenção e Recuperação de Poços Tubulares

Um poço artesiano é um bem natural, no qual mantê-lo limpo, com equipamentos bem em perfeito estado de funcionamento é a única forma de preservar sua capacidade produtiva. A AGRO ÁGUA POÇOS ARTESIANOS tem equipamentos e um corpo técnico para realizar qualquer tipo de intervenção em poços tubulares.

Como Prevenir

A construção de um poço tubular profundo é uma obra civil, porém necessita de cuidados, para que tenha sua produção mantida e higienização, depende de manutenções periódicas, para conservação de seu equipamento de bombeamento, revestimento, por se tratar de uma construção para baixo atingindo uma profundidade que a olho nu não podemos visualizar a melhor forma de manter esta obra ativa e sadia é com a manutenção preventiva.

 

Sinais de Problemas

Diminuição da Vazão - quando a vazão diminui, as causas mais prováveis são: a bomba com rotores desgastados ou o poço está com incrustações nas zonas fraturadas obstruindo a entrada da água.

Água Turva - a presença de compostos ferrosos e ferro-bactérias na água favorece a formação de filmes gelatinosos e de limos, que também contribuem para a obstrução das zonas produtoras e para o aspecto turvo, além do cheiro e gosto ruins na água, e entupimento do conjunto de bombeamento.

Limpeza e Manutenção

A limpeza de um poço tubular profundo deve privilegiar a preservação de sua vida útil. A combinação de um tratamento químico, ações mecânicas e metodologia aplicada é eficiente para a limpeza da maioria dos poços. A escolha da melhor combinação é orientada pelos seguintes fatores: a composição química da água, o tipo e estado de conservação do poço.

Tipo de produtos químicos aplicados – os mais utilizados e que oferecem alto grau de segurança e eficiência são os agentes desincrustantes como polifosfatos cristalinos, ácidos cítricos e ácidos orgânicos e os desinfetantes como hipocloritos de cálcio ou sódio e dióxido de hidrogênio.

Etapas de execução – as principais ações são escovamento, jateamento e pistoneamento das seções filtrantes, turbilhonamento, retrolavagem e bombeamento com ar comprimido tipo (air lift).

Metodologia – o processo de limpeza prevê etapas estabelecidas para cada situação, que são realizadas por operadores experientes e ferramental adequado para garantir o resultado da operação.

Desinfecção Final – é uma das mais importantes operações de limpeza – é realizada no final do processo para desinfecção final da água e todos os materiais instalados no poço. Consiste na aplicação de um agente desinfetante, que em curto período de tempo restabelece o controle bacteriológico.

Substituição de Conjunto Moto Bombas Submersas

Independente das manutenções a que um poço é submetido, podem ocorrer avarias apenas na bomba submersa, originadas pelas mais variadas razões: queima do motor por alterações elétricas ou mecânicas; perda de rendimento do bombeador por desgaste interno; travamento do conjunto pela entrada de partículas sólidas, entre outras. Nestes casos, é necessária a substituição da bomba, operação que pode ser realizada no mesmo dia, desde que haja disponível um equipamento reserva. Ao concluir esta operação, que demandou o manuseio de ferramentas e materiais, é recomendável uma desinfecção do poço e equipamentos instalados.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.